Nelore

A Fazenda Indaiá adquiriu em Goiás um lote de 43 novilhas nelore de Nana Guimarães, um dos mais renomados do criatórios desta raça no país. Ele faz parte do grupo Provados a pasto, que suscitou mudança revolucionária na evolução do nelore brasileiro e mundial, ao dar ênfase maior na seleção aos critérios de ganho de peso e qualidade de carcaça, mantendo o rigor na pureza genética (ver detalhes em http://www.provadosapasto.com.br/).

Junto com as novilhas que trazem no nome o consagrado sufixo “da Nana” (aqui), veio como futuro touro de repasse Escudo da Iguana, com genética compatível e igual excelência (aqui).

Com recurso aos melhores bancos de sêmen e técnicas de reprodução disponíveis, esse plantel de ponta permitirá dar continuidade, também na Fazenda Indaiá, ao trabalho fundamental de seleção e melhoramento de nelore iniciado há 60 anos por Luiz Humberto da Cunha Guimarães, em Quirinópolis, GO, continuado por sua viúva Neuza Consoni Guimarães e seus filhos Elza, Nana e Beto Consoni Guimarães, que já produziu dezenas de grandes campeãs em eventos da raça e premiados campeões também em venda de sêmen.

Dentro de poucos anos, tal como ocorre há décadas no gir e no girolando, tourinhos e matrizes “de Piraí” se tornarão igualmente referência indispensável para melhoria genética nos criatórios de nelore da Região Sudeste e de todo o país.